domingo, 24 de janeiro de 2010

Olhos que brilham no escuro


Diferentemente do que se imagina, os olhos de um gatinho não brilham no escuro. Da mesma forma como acontece com a coruja e com animais de hábitos de caça noturna.
Na verdade, os olhos desses animais brilham por uma característica diferente: eles possuem uma superfície na retina conhecida como tapete lúcido. Essa área funciona como se fosse um espelho que reflete a luz. Esse fenômeno auxilia alguns animais a verem melhor no escuro.
No momento que algum desses bichos está em algum local escuro, sua pupila dilata e esse tapete lúcido fica exposto. Com isso, quando uma luz bate nos olhos do animal, fica parecendo que seus olhos estão brilhando, quando na verdade, estão refletindo.
Através dessa característica os animais conseguem caçar e encontrar suas presas na escuridão, como é o caso da onça. Já os animais domésticos podem achar objetos que estão perdidos pela casa como uma bolinha ou um bichinho.

Tenho uma boa noticia!

Parece que a feira de filhotes já está perto de acontecer e ai terei muitas fotos de filhotinhos para colocar aqui. Alêm disso eu também fiquei sabendo que daqui a no máximo dois meses eu já tenho o meu gatinho! Ai contarei cada aventura dele ao longo do seu crescimento.

Obrigada a todos pelo apoio ao blog e desculpem pela demora na postagem.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Cães e gatos são inimigos?


Quem já não ouviu a frase: eles brigam feito cão e gato! Essa famosa frase deve ter surgido pela inimizade entre esses dois animais. Gatos atiçam os cães e eles correm atrás dos bichanos. Qual será que o motivo que os cachorros costumam atacar os gatos?
Os lobos, antepassados dos cães, são animais de caça e, conseqüentemente, os cães também possuem instinto predatório. Quando eles vêem os bichanos com seus movimentos rápidos acabam se sentindo atraídos e pensam que os gatos são suas presas, despertando seu instinto e com isso, acabam correndo atrás do gato querendo atacá-lo.
Mas existem muitas casas em que os dois animais convivem bem, para isso, seus donos precisam ensinar para os bichos quais são os seus limites e até repreendê-los quando for necessário.

Segundo a veterinária Rubia Burnier, especialista em comportamento animal, cães não nascem inimigos dos gatos, já que não existe nenhum "gene do ódio" que favoreça a rivalidade entre as duas espécies.

"O que acontece é que muita gente embarca nessa história, que nada mais é do que uma lenda. Além de evitar a socialização dos bichos, as pessoas estimulam a rivalidade entre os dois. Algumas adoram ver seu cão perseguindo um gato, e essa atitude preconceituosa é pura falta de conhecimento", afirma a especialista.

Embora cães e gatos sejam de espécies diferentes, eles podem conviver em paz, principalmente se crescem juntos, reforça a veterinária. Segundo ela, adultos têm mais dificuldade para aceitar a presença de outro animal, mas isso independente da espécie.

"Existe um período de adaptação que deve ser respeitado, e o ambiente tem que facilitar a convivência entre os animais. Determinados comportamentos do gato podem ser encarados pelo cão como 'provocação'. Por exemplo: subir em árvore, escalar muros, saltar, correr. Se o cão não for 'instigado' a caçar o bichano, com o tempo ele aprende que não há ameaça nisso, e que determinadas atitudes são 'códigos sociais' que também fazem parte do ambiente", explica Rubia.

E então? Prontos para criar um cachorro e um gato? Eu já criei e recomendo!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Prêmio!


Recebi este prêmio da Jasmim e sua mãe.

O Superior Scribbler Award foi iniciado por The Scholastic Scribe para comemorar seu post de número 200. Para ler mais sobre o Superior Scribbler Award clique AQUI.

Regras:

  1. Cada Superior Scribbler (SS) deve passar o prêmio para 5 amigos que tenham merecimento.
  2. Cada SS deve linkar o autor e nome do blog de quem ele recebeu o prêmio.
  3. Cada SS deve exibir o prêmio em seu blog e disponibilizar o link no post que explica o prêmio.
  4. Cada SS é convidado a visitar o post que explica a atribuição do prêmio e adicionar o seu nome à lista de link.
  5. Cada SS deve colocar essas regras no seu blog.

Passo este prêmio para:

Gisa

Veronica Gregório

Carol Liôa

EROS - Deus do Amor e da Família

Arte dos Gatos

sábado, 9 de janeiro de 2010

Por que os gatos miam?


Existem diversos motivos para os gatos miarem. Pode ser para pedir comida, cafuné ou até mesmo na hora em que estão bravos. Na verdade, os gatos mostram os seus sentimentos através da emissão de alguns sons. Ou seja, o miado é considerado uma de suas formas de comunicação.
Desde pequeno é preciso tentar decifrar o que o seu bichinho está querendo dizer. Os recém-nascidos não são aptos a emitir todos os tipos de sons de um adulto. Esses sons são desenvolvidos ao longo do seu crescimento.
Já quando estão um pouco mais crescidinhos, mas ainda são filhotes, costumam emitir sons nas primeiras noites em que estão na nova casa onde vão morar. Os felinos estão acostumados a viver com os pais e irmãos e se sentem muito solitários quando são separados da sua família. Nesse momento, o ideal é tentar acalmá-los.
Existem vários tipos de miados com combinações infinitas. Acredita-se que se o gato faz um barulho curto quer dizer que está com fome ou com vontade de fazer suas necessidades. Já um miado fraco seria uma saudação. Os gatos que sentem algum tipo de perigo miam de uma maneira alta e rápida. Para aqueles que estão na fase de acasalamento, o miado é muito forte e pode ser ouvido a grande distância.
Então, preste atenção no miado do seu gato. Com um pouco de tempo e treino você saberá desvendar o que ele está querendo dizer!

Tradutor para miados de gatos?

Gostaria de saber o que o seu gato de estimação está querendo dizer? No Japão foi lançado um “brinquedo”, criado pela Takara Tomy, que “traduz” o que os gatos “dizem”.
O funcionamento é muito simples, é só encostar o "Meowlingual Cat Translation Device” ao seu gato enquanto ele estiver miando ou ronronando. O “Meowlingual Cat Translation” vai traduzir o miado do seu gato em frases como: “Não aguento mais!”.
Só há um detalhe, vai precisar de um tradutor de japonês para entender o que o Meowlingual diz...
O "Meowlingual Cat Translation Device” existe em várias cores e custa aproximadamente 100 euros que é o equivalente a 275 reais. O que mais faltam inventar?



Fonte: queridos-gatos.blogspot.com

Mais um Selinho!

Uau... to começando a ficar famosa! Será?
Adoro mesmo todos esses Selinhos!

Então recebi esse Selinho,graças à dona do Blog, Gatices, que recebeu de uma amiga e me indicou como amigo! Obrigada


Regras:

. Dizer 3 objectivos e desejos para 2010
. Indicar 8 amigas(os)

Os meus objetivos e desejos:
Ser Feliz
Ter um novo amigo felino
Me destacar na Faculdade

Indicar 8 amigas(os):
Carol Liôa
Arte dos Gatos
Gisa
Veronica Gregório
Luna, Rodolfo e Tifani
Journal Kittens
GatosMania
Jasmim

Beijos e uma boa semana a todos!!!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Nova Brincadeira com novo Selinho!


Este belo selo é o símbolo que identifica a promoção da Elaine do blog Um pouco de mim que eu recebi da mãe da Jasmin do blog Macadamya. Então para participar você precisa levá-lo, tá? Daí você posta em seu próprio blog respondendo:
Em 2010 eu quero…
E para completar, indicar 3 pessoas para dar seguimento à brincadeira. E diga à elas para avisarem a Elaine que estão participando.
Mas toda promoção tem prêmio, certo? Esta também tem. Não 1, não 2 mas sim 3 presentes de Ano Novo!
E como uma das metas da Elaine para 2010 é ler mais, ela vai presentear os leitores do blog com 3 livros! Será 1 por pessoa.
Serão 3 ganhadores escolhidos 2 através de sorteio e 1 através da melhor reposta escolhida por ela.
E você, caso seja um dos ganhadores, poderá escolher qual dos seguintes livros gostaria de ganhar:
1- Chocolate, de Joanne Harris(leia sobre o livro aqui)
2- Os filhos do Imperador, de Claire Messud( conheça o livro)
3- Longe daqui, de Amy Bloom (clique aqui)
4- The O.C. – O forasteiro, o livro que deu origem à série
5- Uma vida inventada, de Maitê Proença (clique aqui)
6- Divã, de Martha Medeiros (conheça o livro aqui)
7- Contos de fadas eróticos, de Nancy Madore( uau!)
8- De costas para o mundo, de Asne Seierstad(conheça o livro)
9- À margem de Alice, de Joana Hershon (aqui)
10- O segredo de uma promessa, de Danielle Steel(informe-se aqui)

Minha Resposta:

Em 2010 eu quero ...

Ser Feliz! ^^



Eu indico:


Veronica Gregório
Arte dos Gatos
Cães e Focinhos

Todos estes são meus seguidores

domingo, 3 de janeiro de 2010

O gato de pernas curtas


A raça Munchkin o único animal com essa característica. Suas pernas apresentam cerca de um terço do tamanho normal de um gato. Ganhou inclusive o apelido de gato basset pelas semelhanças com a raça de cachorro que possui as mesmas peculiaridades que esse felino com patas curtas e costas compridas.
Ele é bastante indicado para a vida em apartamento. Alguns criadores apontam que as pernas curtas dificultam o animal em pular de janelas e sacadas, fazendo com que ele possa ser criado com maior segurança. Apesar das patas curtinhas, eles conseguem correr e pular da mesma forma que outras raças, porém, não pulam tão alto quanto outros bichos.
Tem um temperamento dócil e brincalhão, não dispensando nenhuma brincadeira. Alguns exemplares dessa raça podem apresentar desarmonia com o formato da cabeça em relação ao corpo. Além disso, podem sofrer com as pernas curvadas.
São encontrados em diversas variedades de cores. Apresentam porte médio e são animais bem mais leves que os de outras raças, pesam em média entre 2 a 4 quilos.
Quando esse animal tenta ver ou pegar alguma coisa que está fora de seu alcance, é comum vê-lo sentado nas patas traseiras e deixando as dianteiras levantadas, da mesma forma como faz um coelho, hamster e o canguru.

História:

Essa raça é tida como nova, apesar de gatos com patas curtas terem sido vistos desde as décadas de 30 na Inglaterra e de 50 na antiga União Soviética, seus estudos desapareceram após a Segunda Guerra Mundial.
Porém, apenas recentemente no início da década de 80 em Louisiana, nos Estados Unidos, que os Munchkin começaram a ser observados com maior atenção.
Vendo que duas gatas estavam sendo perseguidas por um Pitt Bull, a professora Sandra Hochenedel levou-as para casa e cuidou delas. Percebeu que além de estarem grávidas, as duas apresentavam pernas muito curtas, bem diferente de outros animais. A raça ainda é considerada um acaso da natureza sem saber exatamente a sua real origem.

Achei essa raça tão fofinha! Ia amar ter um gatinho desses, vocês não?

sábado, 2 de janeiro de 2010

Celebridade Felina de Hoje!


A nossa primeira celebridade felina de 2010 é o Garfield!!! Esse talvez seja um dos mais ou senão o mais famoso gato do mundo! Mas para quem não sabe o gato Garfield é estrela de uma das tirinhas mais famosas da história, sendo publicado em 2570 jornais de todo o mundo.

Esse simpático e mal humorado gato quase sempre está acompanhado por Odie, seu fiel assistente, por Jon, seu dono, por sua colega Arlene e por Nermal.
Quem não conhece esse gato cor de laranja que adora lasanha e odeia segunda-feira? Espertalhão, dorminhoco, amante de lasanha, viciado em café, e muito, muito querido, o Garfield é o astro de histórias engraçadas que fazem sucesso no mundo inteiro.

Quando criança, seu inventor tinha asma e precisava ficar muito tempo na cama. Para que pudesse se entreter, sua mãe o incentivou a desenhar. Seus rabiscos eram tão feios que precisavam ser decifrados, mas, felizmente, seu estilo se aprimorou e, em sua primeira criação, usou um inseto como protagonista, com o qual as pessoas não se identificavam, apesar de engraçado. Por esse motivo, Jim Davis voltou a sua atenção para desenvolver um tipo em quem qualquer um pudesse se reconhecer.

Ao perceber que havia uma grande quantidade de tiras sobre cachorros, decidiu que seu principal personagem seria um gato. Ao lembrar-se de sua infância na fazenda, onde possuía 25 gatos como amigos de estimação, resolveu que seu herói teria o seu próprio humor, que é um tanto quanto fora do padrão.

É parace que o inventor de Garfield também amava gatos como todos nós, afinal tinha 25!!! (meu sonho!)

E que belissimo trabalho ele fez não é msm? Garfield com certeza é digno de todos os premios que já recebeu e também de ter 30 anos de existencia!!! Gatinho idoso heim?!