sábado, 16 de janeiro de 2010

Cães e gatos são inimigos?


Quem já não ouviu a frase: eles brigam feito cão e gato! Essa famosa frase deve ter surgido pela inimizade entre esses dois animais. Gatos atiçam os cães e eles correm atrás dos bichanos. Qual será que o motivo que os cachorros costumam atacar os gatos?
Os lobos, antepassados dos cães, são animais de caça e, conseqüentemente, os cães também possuem instinto predatório. Quando eles vêem os bichanos com seus movimentos rápidos acabam se sentindo atraídos e pensam que os gatos são suas presas, despertando seu instinto e com isso, acabam correndo atrás do gato querendo atacá-lo.
Mas existem muitas casas em que os dois animais convivem bem, para isso, seus donos precisam ensinar para os bichos quais são os seus limites e até repreendê-los quando for necessário.

Segundo a veterinária Rubia Burnier, especialista em comportamento animal, cães não nascem inimigos dos gatos, já que não existe nenhum "gene do ódio" que favoreça a rivalidade entre as duas espécies.

"O que acontece é que muita gente embarca nessa história, que nada mais é do que uma lenda. Além de evitar a socialização dos bichos, as pessoas estimulam a rivalidade entre os dois. Algumas adoram ver seu cão perseguindo um gato, e essa atitude preconceituosa é pura falta de conhecimento", afirma a especialista.

Embora cães e gatos sejam de espécies diferentes, eles podem conviver em paz, principalmente se crescem juntos, reforça a veterinária. Segundo ela, adultos têm mais dificuldade para aceitar a presença de outro animal, mas isso independente da espécie.

"Existe um período de adaptação que deve ser respeitado, e o ambiente tem que facilitar a convivência entre os animais. Determinados comportamentos do gato podem ser encarados pelo cão como 'provocação'. Por exemplo: subir em árvore, escalar muros, saltar, correr. Se o cão não for 'instigado' a caçar o bichano, com o tempo ele aprende que não há ameaça nisso, e que determinadas atitudes são 'códigos sociais' que também fazem parte do ambiente", explica Rubia.

E então? Prontos para criar um cachorro e um gato? Eu já criei e recomendo!

4 comentários:

  1. Aqui em casa, as duas cachorras que temos me odeiam ^^
    Eu vim depois que elas tinham 2 anos, então já eram bem grandinhas, e por isso ainda não me aceitam bem ....
    tem um gatinho de rua aqui perto que elas nem ligam para ele.
    Mas ainda espero um dia que a gente consiga ficar no mesmo local sem brigas :)

    ResponderExcluir
  2. Todos os cachorros amam o Rodolfo!! Mas ele odeia todos... Mas acho que se forem acostumados pode dar certo.

    ResponderExcluir
  3. Tb ja criei gatos com cachorros e nunca tivemos problemas, eles se respeitavam porem não jogavam juntos.

    ResponderExcluir
  4. eu tenho uma york de quase dois anos e encontrei um gato de rua lindo e super carinhoso tb adulto e estou louca pra traze-lo pra casa, so que teriam q ficar no mesmo ambiente. antes de traze-lo eu levaria ela pra conhece-lo e ver como os dois reagem a essa aproximaçao. moro com minha mae e nao nao permiti que os animais transitem na casa, entao ele dividiriam juntamente comigo o espaço do meu quarto q nao é pequeno

    ResponderExcluir