quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
Feliz Ano novo!!!
Feliz Ano Novo!!!
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Gatos de orelhas dobradas?
São companheiros ideais, tolerantes com outros pets e extremamente agradáveis. Possuem atividade média, nem muito agitados nem muito pacatos. Brincam entre si, andam por toda a casa e depois deitam e descansam.
O Scottish Fold praticamente não mia, somente quando está no cio. Sua coloração é azul podendo variar de tons mais claros aos mais escuros, sempre contrastando com áreas brancas da pelagem. O pêlo azul pode ficar levemente marrom antes de uma muda. Podem ser de pelos curtos ou longos já que o padrão de orelha dobrada é uma caracteristica á parte da pelagem.
Origem e História
Em 1951, apareceu um filhote com orelhas dobradas numa ninhada que nasceu de uma gata de fazenda.
Originários das cercanias de Coupar Angus, na Escócia, esses gatos tornaram-se desde então conhecidos como Scottish Folds ("Pregas Escocesas"). A gata original, chamada Susie, deu à luz um outro filhote branco, também de orelhas dobradas. Foi então que um pastor local, chamado William Ross, decidiu estabelecer toda uma nova raça com as características orelhas dobradas. Começou com esse filhote, que foi chamado Snooks.
Durante os primeiros dias de desenvolvimento da espécie, nos anos de 1850, os cruzamentos foram realizados com outros pêlos curtos sem pedigree e só mais tarde foram introduzidos os pêlos curtos Ingleses para ajudar a desenvolver a linhagem Scottish Fold.
Interessante não? Pensando deste modo será quantas raças magnificas ainda estão por surgir? Chega dar até uma certa curiosidade só de imaginar! Claro que cada um tem seu padrão de beleza felino próprio. Uns gostam de gatos com orelhas dobradas, outros não, assim como tem aqueles que gostam de gatos sem pelos e outros não. Será que existe um padrão que agrada a todos? Qual gato você acha o mais equilibrado entre beleza, genética, resistencia, postura e elegancia?
A resposta a essas perguntas é pessoal, eu particularmente gosto de todo tipo de gatos que cuidaria e amaria qualquer um igualmente, mas no quesito beleza ainda estou em dúvida!
Gostaria de saber a opnião de vocês!
domingo, 27 de dezembro de 2009
Noticias!
Exótico?
Já ouviram falar no gato exótico? Não? Pois não sabem o que estão perdendo. Está é uma das raças em que mais cresce o número de fãs no mundo.
Foi assim, que surgiu o Gato Exótico, uma criação selecionada, oriunda do cruzamento do Persa com o Pêlo Curto Americano, no início dos anos 60, nos EUA.
A intenção era se obter um animal com aparência rolissa e atraente do Pêlo Curto Americano e as características físicas e comportamentais do Persa. Com o passar do tempo e acasalamentos planejados chegou-se ao famoso "Gato Exótico: o gato do futuro". Prático por natureza, belo de aparência e um temperamento mágico, capaz de entreter o dono e ao mesmo tempo repousá-lo com suas carícias e afagos.
Hoje, ele é criado em todas as cores e padronagens do Persa e do Pêlo Curto Americano, num total de 95 variedades. Suas características físicas são: uma belíssima pelagem aveludada, que mais parece "ursinho de pelúcia", com cabeça grande e redonda, com bochechas largas e nariz curto.
Os olhos são grandes, redondos e de cor conforme os padrões da pelagem. O corpo é compacto e rolisso, com cauda curta e espessa, pernas curtas e grossas e pés grandes e arredondados.
Eles são gatos amáveis com as pessoas. Alegram-se com as visitas e têm aparência otimista. Uma vez convidados para brincadeiras, correspondem imediatamente. São alegres e extrovertidos. Ao mesmo tempo sentem sono facilmente e é comum vê-los brincando, movimentando-se muito e em seguida serem pegos por um sono reparador.
O homem os inventou e eles vieram para ficar. O que o homem aprendeu com a nova raça é que podemos ser tão Exóticos quanto eles, sem que percamos a nossa personalidade.
Lembrando que existem vários tipos de exóticos, alguns com nariz mais curtos outros com nariz mais longos assim como alguns tem o pelo mais curto e outros um pouco mais longos. Mas nunca chegam a ser longos como o do Persa. As ultima foto deste post é de um exótico que poderia ganhar um prêmio em campeonatos por seguir a risca todos os padrões desenvolvidos para o gato exótico. O da primeira foto é um filhote num padrão um pouco inferior no quesito competição de genética, (nariz menos achatado) mas próprio para aqueles que como eu, só visa ter um bom amigo para todos os momentos.
Ser Exótico é ser "chic", diferente, elegante, independente e principalmente ser querido por todos.
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Selinho de Natal!
AIDS Felina (FIV)
FIV - Feline Immunodeficiency Virus
Não é transmitida ao ser humano, nem à outra espécie de animal; infectando somente os gatos. É assim chamada por ser causada por um vírus que debilita a capacidade de defesa do organismo, levando muitas vezes o animal à morte.
A maior fonte de transmissão é a saliva, através da mordida, que age como uma injeção de vírus no tecido subcutâneo de outro animal; ou através do contato dessa saliva contaminada em ferimentos de outro gato também causados por arranhões.
Gatos de rua ou aqueles habituados a saírem de casa ficam mais expostos à infecção, principalmente os machos que se envolvem em brigas (geralmente por domínio de território ou por disputa de fêmea no cio). Já os mantidos somente em casa são menos passíveis à infecção. É possível que a fêmea transmita o vírus caso se infecte durante a gestação, ou então, através do leite no pós-parto.
Mesmo não tendo sido comprovada a transmissão pelo coito, apesar do vírus estar presente no sêmen, é melhor evitar o contato sexual devido ao fato que o macho segura a pele do pescoço da fêmea com os dentes durante a monta, o que pode ocasionar algum ferimento.
Situações de stress em locais com muitos gatos também podem levar ao aparecimento do vírus, assim como o convívio prolongado com animais infectados.
A AIDS Felina não tem cura portanto a prevenção se dá não deixando o animal ter acesso à rua, castrando-o para evitar possíveis brigas, afastando-o do contato de gatos infectados ou que ainda não tenham feito o teste laboratorial.
O gato infectado subitamente apresenta febre alta, podendo ficar, depois, anos sem apresentar nenhum sintoma já que o vírus age de forma lenta e progressiva. Porém, como permanece com o vírus dentro de seu organismo, destruindo suas células de defesa, com o passar do tempo essa destruição se faz notar, pois o animal começa a perder sua resistência imunológica e a contrair doenças oportunistas sendo essas, muitas vezes, a causa de sua morte.
Os sintomas são bem variados: inapetência, febre, diarréia, apatia, anemia, gripes, e até mesmo infecção das vias urinárias. O diagnóstico é feito através de exame de sangue.
O tratamento feito com o uso prolongado de antibióticos pode aumentar o tempo de vida do animal, portanto é importante que o dono não o abandone e sim faça tudo o que estiver ao seu alcance para dar ao seu companheiro uma qualidade de vida decente, com muito amor, atenção e o respeito que ele merece!
Eu infelizmente já perdi um gato por causa dessa doença. É horrível ver essa situação e não poder fazer nada para ajudá-lo, assim decidi colocar a foto desse meu fiel amigo de muitos anos, mas que já não está comigo por conta desta doença, e aproveito para fazer um apelo;
Não deixem seus gatos na rua, proteja-os e evite transtornos futuros para ele e para você.
Oliver, eternas saudades.
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Selinho!!!
Persa ou Himalaio?
Essa pergunta é o que muitos se fazem, ao se depararem com alguns gatos com características de persas, porém com a pelagem e os olhos diferenciados.
Para a ocorrência de um gatinho himalaio em uma ninhada, é necessário que ambos os pais sejam himalaios, ou ao menos descendentes de himalaios. Os olhos azuis, trazidos por desenvolvimento genético dos siameses é o principal charme dos himalaios, afinal quem resiste aos olhos azuis de um Siamês acompanhado de todo charme e desenvoltura de um Persa?
Para saber um pouco mais do comportamento de um Himalaio, visitem o Blog da Jasmim, uma gatinha himalaia excepcional, que se encontra nos seguidores deste blog.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Celebridade felina do dia!
Midnight, a linda gata do filme Mulher Gato. Quem não se apaixonou pela incrível beleza, desenvoltura e exuberante atuação dessa felina irresistível?
Essa raça é documentada desde o antigo Egito. Alguns estudiosos acreditam que a raça descende de uma espécie de gato selvagem africano, domesticado pelos egípicios.
O seu papel na religião, mitologia e na vida do Egito, demonstra o quanto são queridos. Eram adorados como sagrados, tidos como animais de estimação, protegidos pela lei e mumificados pelos seus donos quando morriam.
Seu corpo é elegante, com manchas distribuidas de forma aleatória. Seus olhos são verdes e expressivos, as linhas na sua máscara lhe dão um ar preocupado. Sua corrida é graciosa como a de um Guepardo.
Mesmo com todos os efeitos especiais, essa gata arrasa em todos os sentidos, e sem ela com certeza o filme não seria tão bom.
Ai vai um pequeno vídeo para que quem nunca viu possa conferir essa perfeita atuação.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Mãe! Eu quero um Siamês amarelo!
Parece Brincadeira não? Mas é verdade! Para quem achava que os Siameses só obedeciam aquele mesmo padrão de pelagem ( cinza, com focinho, rabo e patinhas escuras) parece até que é brincadeira, mas é verdade! Os Siameses oficiais (postagem anterior) podem ter pelagem amarela (pelagem vermelha em linguagem oficial), assim como os Siameses normais. Isso ocorre quando seu focinho patas e rabo adquirem a pelagem amarelada e não aquela pelagem escura característica da raça.
Siamês Oficial?
Também temos a nossa raça!
Vira-lata ou Pêlo Curto Brasileiro?
Como se trata de uma raça que surgiu de animais selecionados das ruas, como tantas outras começaram, muita gente acha que gatos SRD (sem raça definida) se tratam de um Pelo Curto Brasileiro. Isso está muito longe da verdade, já que a raça obedece a um padrão internacional.
Mesmo assim, o pedigree pode ser requerido por qualquer pessoa que tenha um SRD pêlo curto que se encaixe nos padrões determinados para a raça. Para conseguir esse registro, o proprietário tem que participar de uma exposição de um dos clubes da CFB (Confederação de Felinos do Brasil), com dois juízes da WCF (World Cat Federation).
Celebridade felina do dia!
Hoje nossa celebridade felina é o SnowBell do Filme O pequeno Stuart Llitle. SnowBell é um Gato Persa, porém não é um gato persa comum. Sabemos que a Raça persa possui várias variações, que iremos falar futuramente, e o Snow Bell faz parte de uma destas variações.
Documentário, O Gato como ele É!
Para saber mais, por favor, visite www.institutoninarosa.org.br