domingo, 27 de dezembro de 2009

Exótico?


J
á ouviram falar no gato exótico? Não? Pois não sabem o que estão perdendo. Está é uma das raças em que mais cresce o número de fãs no mundo.

O Gato Exótico é um Gato "artificial", ou seja, antes dele existir, o homem já planejava a sua existência. Os Americanos queriam um Gato bonito, dócil, de bom temperamento e de fácil asseio. Até então, os Persas eram os favoritos. Eles possuiam todas estas qualidades almejadas, mas a pelagem era problemática.

Foi assim, que surgiu o Gato Exótico, uma criação selecionada, oriunda do cruzamento do Persa com o Pêlo Curto Americano, no início dos anos 60, nos EUA.

A intenção era se obter um animal com aparência rolissa e atraente do Pêlo Curto Americano e as características físicas e comportamentais do Persa. Com o passar do tempo e acasalamentos planejados chegou-se ao famoso "Gato Exótico: o gato do futuro". Prático por natureza, belo de aparência e um temperamento mágico, capaz de entreter o dono e ao mesmo tempo repousá-lo com suas carícias e afagos.

Hoje, ele é criado em todas as cores e padronagens do Persa e do Pêlo Curto Americano, num total de 95 variedades. Suas características físicas são: uma belíssima pelagem aveludada, que mais parece "ursinho de pelúcia", com cabeça grande e redonda, com bochechas largas e nariz curto.
Os olhos são grandes, redondos e de cor conforme os padrões da pelagem. O corpo é compacto e rolisso, com cauda curta e espessa, pernas curtas e grossas e pés grandes e arredondados.

Eles são gatos amáveis com as pessoas. Alegram-se com as visitas e têm aparência otimista. Uma vez convidados para brincadeiras, correspondem imediatamente. São alegres e extrovertidos. Ao mesmo tempo sentem sono facilmente e é comum vê-los brincando, movimentando-se muito e em seguida serem pegos por um sono reparador.

O homem os inventou e eles vieram para ficar. O que o homem aprendeu com a nova raça é que podemos ser tão Exóticos quanto eles, sem que percamos a nossa personalidade.

Lembrando que existem vários tipos de exóticos, alguns com nariz mais curtos outros com nariz mais longos assim como alguns tem o pelo mais curto e outros um pouco mais longos. Mas nunca chegam a ser longos como o do Persa. As ultima foto deste post é de um exótico que poderia ganhar um prêmio em campeonatos por seguir a risca todos os padrões desenvolvidos para o gato exótico. O da primeira foto é um filhote num padrão um pouco inferior no quesito competição de genética, (nariz menos achatado) mas próprio para aqueles que como eu, só visa ter um bom amigo para todos os momentos.

Ser Exótico é ser "chic", diferente, elegante, independente e principalmente ser querido por todos.

2 comentários:

  1. o exótico é uma raça muito linda !
    o primeiro que a gente viu foi um com a mesma coloração do himalaio (mamãe ficou apaixonada de cara)
    se fosse por ela, teria todos os gatos que visse pela frente u.u'

    ResponderExcluir
  2. ahahah fez um post sobre a nossa conversa ou foi a conversa dps do post? xD

    ResponderExcluir