segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Persa ou Himalaio?


Essa pergunta é o que muitos se fazem, ao se depararem com alguns gatos com características de persas, porém com a pelagem e os olhos diferenciados.
Os gatos himalaios, também conhecidos como colourpoint (ponta colorida) foram desenvolvidos através de cruzamentos seletivos de matrizes persas e siamesas na década de 20. O novo padrão tornou-se tão popular que em breve seriam difundidos mundo afora, com cores diferenciadas.
Algumas federações, como a TICA, dos EUA e a Kmehr, da Alemanha, consideram uma raça a parte, mas a maioria das federações o considera uma variedade de persa, por isso confundimos tanto. Os himalaios são uma variação do gato persa, tendo assim as mesmas características, lhe sendo distintiva apenas a formação de pêlos com coloração diferenciada nas extremidades do corpo e os olhos invariavelmente azuis.

Para a ocorrência de um gatinho himalaio em uma ninhada, é necessário que ambos os pais sejam himalaios, ou ao menos descendentes de himalaios. Os olhos azuis, trazidos por desenvolvimento genético dos siameses é o principal charme dos himalaios, afinal quem resiste aos olhos azuis de um Siamês acompanhado de todo charme e desenvoltura de um Persa?

Para saber um pouco mais do comportamento de um Himalaio, visitem o Blog da Jasmim, uma gatinha himalaia excepcional, que se encontra nos seguidores deste blog.

4 comentários:

  1. mamãe uma vez viu essa raça em um filme, e foi paixão a primeira vista ^^
    acho que demorou uns 7-10 anos para a mamãe me ter .... e hoje eu sou a alegria dela ^^
    no meu pedgree diz que eu sou himalaia, mas a semelhança é realmente muito grande com a do persa!
    obrigada por nos citar ^^
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Os himalaios são lindos e muito meiguinhos. E a Jasmin é lindíssima. Se eu não tivesse namorada...

    Turrinhas e lambidelas do Gotchi

    ResponderExcluir
  3. ahahah opa!! opa a mae ta aqui a gritar que ainda assim prefere os vira latas :P

    sinceramente eu nunka diferencio himalaiano do persa xDDD

    ResponderExcluir
  4. Jasmine e eu sei que eu visito aqui muitas vezes. Os gatinhos pouco do Himalaia são tão bonitas!

    ResponderExcluir